sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Poluição no Arroio Sapucaia,causa morte de peixes.



Poluição no Arroio Sapucaia, em Esteio, provoca morte de milhares de pequenos peixes.
Grande quantidade de peixes mortos, de várias espécies e tamanhos, foram vistos boiando a tarde no Arroio Sapucaia, em Esteio, neste final de tarde. Os peixes estavam espalhados ao longo de um trecho de 3 km do arroio, onde a situação é mais crítica, que fica no limite dos Municípios de Esteio e Canoas, ao lado da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap).

Valmir Rodrigues da Silva, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Juntamente com militares do Corpo de Bombeiros, percorreu um trecho de 5 quilômetros dos Arroios Esteio e Sapucaia investigando as causas do desastre ambiental. O problema foi identificado por populares que moram nas margens da Rodovia Beira Arroio,ainda em construção, nesta sexta-feira (18) à tarde.

Segundo Valmir, uma análise preliminar as suspeitas é que teria sido o lançamento clandestino de restos industriais em um arroio em Sapucaia do Sul que desemboca no Arroio Esteio, Arroio Sapucaia e no Rio dos Sinos. Com o excesso de poluição, a água ficou totalmente escura e grande quantidade de peixes sem oxigênio, subiram à tona e morreram.

Conforme informações, um técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Esteio esteve no local para recolher amostras de água para exames, que poderão determinar se os peixes morreram por causa da falta de oxigenação ou por envenenamento causado por algum produto químico lançado no arroio. 


Na próxima segunda-feira, o secretário Valmir vai informar oficialmente o caso ao secretário de Meio Ambiente do Município de Sapucaia do Sul para auxiliar nas investigações.

 Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira (18), nas margens do Arroio Sapucaia, em Esteio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário