AS SETE DISPENSAÇÕES e as OITO ALIANÇAS ENTRE DEUS E OS HOMENS:


AS SETE DISPENSAÇÕES

Estas dispensações são as seguintes:

I- Inocência,
II-Consciência,
III-Governo Humano, (ou seja a primeira organização ja em sociedade), 
IV- Patriarcal  ou da família
V- Lei,
VI-Graça
VII-Milênio,   que   será o governo divino.

Isto não significa que as Escrituras compõem-se de
seções independentes umas das outras. O fato é que as dispensações
até certo ponto se sobrepõem, e algumas que vigoravam em passado
distante continuam de pé, quanto ao trato de Deus com os homens. É o
caso especialmente do governo humano. Refutamos com veemência
certas interpretações das Escrituras que chamamos de "ultra-
dispensacionalismo".   Essas teorias reservam as bênçãos pronunciadas
por Deus exclusivamente para o povo que viveu dentro de uma
determinada dispensarão.    Cremos que as bênçãos de Deus são para o
Seu povo seja   qual for a dispensação em cada momento histórico Cf.
Rm 15.4; II Tm 3.16. 




OITO ALIANÇAS ENTRE DEUS E OS HOMENS:

1) A aliança edênicaA Aliança Edênica é uma condicional, encontrada no Genêsis 1:26-31, 2:16-17, que traça as consequências do pecado de Adão e Eva no Jardim do Éden. Sua desobediência determinou o destino de toda a humanidade. Na Aliança Edênica, Deus promete a Adão que as bênçãos e maldições dependem da fidelidade da humanidade. Por causa de seu pecado, a aliança prevê que o homem finalmente terá uma morte física e espiritual.
2) A aliança Adâmica, (com Adão ), que condicionou a vida do homem decaído,
oferecendo a promessa dum Redentor, Gn 3.14-21.
A Aliança Adâmica é encontrada em Gênesis 3:16-19 e é uma aliança incondicional. Embora só Deus e Adão sejam participantes dessa aliança, Adão é considerado um representante de toda a humanidade, ou seja, a oferta ainda se aplica nos dias de hoje. Na Aliança Adâmica, Deus diz a Adão que tipo de dificuldades pode esperar na vida por causa de seu pecado. Muitos cristãos interpretam essa aliança de maneira a incluir a promessa de um redentor que virá para resgatar os homens da consequência do pecado
3)  A aliança Noaica , ( com Noé),  que estabeleceu o princípio do governo
humano e assegurou a continuação da vida sobre o planeta, Gn 9.1-17.
Encontrada em Gênesis 9:1-18, a Aliança Noética é um uma incondicional que Deus fez com Noé e seus filhos após as águas recuarem e todos saírem da Arca. A Bíblia diz que Deus fez com que um arco-íris aparecesse no céu no dia e o usou para prometer a Noé, assim como a toda humanidade, que ele nunca mais iria destruir a terra e todos os seus habitantes em um dilúvio mundial.

4)  A aliança Abraãmica, (com Abraão),  que daria início à nação israelita   e  
concedeu-lhe   a  terra da Palestina. Gn 12.1-3.
A Aliança Abraâmica é uma aliança incondicional em que Deus faz uma promessa a Abraão de que ele seria pai de muitas nações diferentes e que iria prosperar e ser abençoado. Através de Abraão, veio a raça dos judeus, e o sinal da aliança é a circuncisão. Os detalhes da aliança de abraão pode ser encontrados em Gênesis 12:1-4, 13:14-17, 15:1-7, 17:1-8.
5) A aliança Mosaica, ( com Moisés), que condena todos os homens "porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." Rm 3.23; Êx
19.1-25.
A Aliança Mosaica era uma condicional que Deus fez entre Ele e Moisés. Encontrada em Êxodo 20:01 - 31:18, essa aliança contém os mandamentos que Deus deu aos israelitas por eles descobrirem a vontade de Deus para governar o povo. Na teologia cristã, os termos da Aliança Mosaica, que são mandamentos, estatutos e juízos, expiraram na cruz, quando Jesus morreu pelos pecados dos homens, o que começou a "Nova Aliança".
6) A aliança Israelita ou Palestínica   , que assegura a restauração e a conversão
final de Israel. Lc 26; Dt 28.1 a 30.3.
Os detalhes da Aliança Israelita são dados em Deuteronômio 30:1-10. Algumas pessoas têm se referido a essa aliança como a "Aliança Palestina", no entanto, a Bíblia não se refere assim a ela. Aqui, Deus faz uma promessa incondicional aos filhos de Israel de que ele vai dar-lhes uma terra própria. Esse pacto também inclui uma disposição que, quando a terra for dada para essa nação, as pessoas vão estar todas unidas mais uma vez servindo a Deus, e seus inimigos serão destruídos.
7) A aliança davídica, ( com Davi), que promete o trono de Israel à posteridade
de Davi, promessa que se cumprirá em Cristo, o "Filho de Davi". II Sm
7.16; I Cr 17.7; SI 89.27; Lc 1.32,33.
A Aliança Davídica é a promessa incondicional de Deus a Davi de que ele teria uma dinastia eterna. Encontradas em 2 Samuel 7:4-16 e 1 Crônicas 17:3-15, as disposições da Aliança Davídica giram em torno de três componentes principais: um trono eterno, Rei eterno (Jeremias 32:21) e um reino eterno (Daniel 7:14). O Cristianismo traça a linhagem de Davi a Jesus Cristo, que era descendente de Davi a muitas gerações, e vê Cristo como o legítimo herdeiro.
8)  A Nova Aliança,  que assegura a transformação espiritual de
Israel e de todos que crêem em Cristo, tornando-os aceitáveis a Deus.
A Nova Aliança é aquela mencionada muitas vezes em todo o Antigo Testamento, a promessa de uma futura Era Messiânica. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Messias prometido que preside a Nova Aliança. A principal referência da Nova Aliança é encontrada em Jeremias 31:31-40. Essa é uma aliança incondicional que foi estabelecida entre Deus e toda a humanidade que opta por participar de uma vida de obediência a uma nova fonte de eterna salvação (Hb 5:09), vista no Cristianismo como a promessa de Cristo. Uma das disposições inclui a liberdade das leis dadas na Aliança Mosaica.



















AS SETE DISPENSAÇÕES





1a. Dispensação: INOCÊNCIA (ou Liberdade):


RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de Deus!): NÃO COMER
  E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.    E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.  (Gênesis 1:27-28)

  Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.  (Gênesis 2:17)



FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!): COMERAM
  E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.  (Gênesis 3:6)



JUÍZO: MALDIÇÃO E MORTEs
  E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.    E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.    Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.  (Gênesis 3:16-18)





2a. dispensação: CONSCIÊNCIA (ou Autodeterminação)


RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de Deus!): OBEDECER, SACRIFÍCIOS DERRAMANDO SANGUE
  E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.    Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,  (Gênesis 3:21-22)

  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.  (Gênesis 4:4)



FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!): CORRUPÇÃO
  E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.  (Gênesis 6:12)



JUÍZO: DILÚVIO UNIVERSAL
  E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.  (Gênesis 6:7)

  Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.  (Gênesis 6:13)





3a. dispensação: GOVERNO HUMANO (ou Governo Civil)


RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de Deus!): POVOAR E ESPALHAR-SE POR TODA A TERRA
  Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.    Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.  (Gênesis 9:6-7)



FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!): DESOBEDECERAM
  E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.  (Gênesis 11:4)



JUÍZO: CONFUSÃO DE LÍNGUAS
  Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.  (Gênesis 11:9)





4a. dispensação: da PROMESSA (ou Patriciarcal)


RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de Deus!): PERMANECER EM CANAÃ
  Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.    E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.    E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.  (Gênesis 12:1-3)

  E apareceu-o SENHOR a Abrão, e disse: Å tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.  (Gênesis 12:7)



FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!): MORARAM NO EGITO
  E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.  (Gênesis 12:10)

  E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;  (Gênesis 46:6)



JUÍZO: ESCRAVIDÃO
  E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;    O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.    Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.    E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.    Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.    E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;    Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.  (Êxodo 1:8-14)





5a. dispensação: da LEI (ou de Israel)


RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de Deus!): GUARDAR A LEI
  Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo.  (Êxodo 19:8)



FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!): VIOLARAM A LEI, REJEITARAM CRISTO
  O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.  (Mateus 27:23)



JUÍZO: DISPERSÃO MUNDIAL
  E será que, assim como o SENHOR se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra a qual passais a possuir.    E o SENHOR vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra.    E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; porquanto o SENHOR ali te dará coração agitado, e desfalecimento de olhos, e desmaio da alma.    E a tua vida, como em suspenso, estará diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida.  (Deuteronomy 28:63-66)

  E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.  (Lucas 21:24)





6a. dispensação: da GRAÇA (ou das igrejas, ou do Interregno)


RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de Deus!): RECEBER CRISTO PELA FÉ; ANDAR NO ESPÍRITO
  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;  (João 1:12)

  Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.  (João 3:18)

  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;    (Efésios 2:8-29)



FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!): REJEIÇÃO DE CRISTO
  E não quereis vir a mim para terdes vida.  (João 5:40)

  Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.    Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,    Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,    Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,    Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.    Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;    Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.  (2 Timóteo 3:1-7)



JUÍZO: A GRANDE TRIBULAÇÃO
  Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.  (Mateus 24:21)

  Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?  (Apocalipse 6:17)



A 70a. SEMANA DE DANIEL (E A GRANDE TRIBULAÇÃO)

ARREBATAMENTO DOS SALVOS (do N.T.)
  Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.    Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.  (1 Tessanolicenses 4:16-17)



DIABO ARREMESSADO:
  E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.    E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.    E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.    E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.    E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.  (Apocalipse 12:13-17)





7a. dispensação: DO REINO (ou do Milênio) (Reino prometido a Israel, restaurado)


RESPONSABILIDADE (tão pouca e leve! oh, o amor de Deus!): OBEDECER E ADORAR A CRISTO
  E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.    Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,    E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.  (Isaías 11:3-5)

  E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.    E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.  (Zacarias 14:16-17)



FRACASSO (oh, a maldade do homem em geral!): REBELIÃO FINAL
  E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,    E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.    E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.  (Apocalipse 20:7-9)



JUÍZO: O GRANDE TRONO BRANCO, INFERNO

  E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.    E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.    E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.    E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.    E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.  (Apocalipse 20:11-15)

4 comentários: