quarta-feira, 8 de junho de 2022

ONG G.A.T.A se fez presente na palestra promovida pela Unidade de Bem-Estar Animal (BEA) de Esteio.

 




ONG G.A.T.A se fez presente

na palestra promovida pela Unidade de Bem-Estar Animal (BEA) de Esteio.


Semana do Meio Ambiente de Esteio promoveu, nesta terça-feira (7), uma palestra sobre a Unidade de Bem-Estar Animal (BEA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA).


A coordenadora do setor, Luciane Baretta, apresentou dados sobre a atuação do setor e a evolução do trabalho de 2017 até agora.


 A (BEA) é responsável pela gestão do Canil Municipal, que atualmente abriga em torno de 130 animais, entre cães, gatos e cavalos, além de prestar serviços relacionados aos cuidados de bem-estar dos animais, como atendimento médico-veterinário, controle populacional de cães e gatos, fiscalização de maus-tratos e operações de fiscalização e resgate de fauna silvestre. Entre os números destacados, estão a ampliação dos atendimentos realizados, que passou de 348 há cinco anos para 1.325 em 2021, quase quatro vezes mais. As fiscalizações para apurar denúncias de maus tratos triplicaram no período, saindo de 217 para 660.


 Uma série de ações vêm sendo realizadas desde 2021 para melhorar a estrutura do Bem-Estar Animal. Em maio, foi inaugurado o ambulatório veterinário, que permite o atendimento a animais do Canil Municipal ou assistidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet). No mesmo mês, foram montados 21 passeadores, dando mais de espaço de circulação para os bichinhos, assim como novas casinhas.


 Entre julho e julho do ano passado, foram realizadas obras para melhorar a drenagem do terreno.


Duas fileiras de canos foram colocadas nas laterais do terreno, com a intenção de facilitar o escoamento da água em dias de chuvas mais intensas, evitando o acúmulo e a formação de poças. O canil recebeu, ainda, seis novas casinhas, a partir do pagamento de uma compensação ambiental.


Em dezembro, entrou em operação o Castramóvel.


A unidade móvel será utilizada para realização de mutirões de procedimentos de castração de cães e gatos. O veículo conta com com salas de tricotomia (ou preparo), sala de antissepsia (paramentação), centro cirúrgico e sala de pós-cirúrgico (recuperação).


No mesmo mês, foi iniciado o cercamento do Canil, com o objetivo de separar a área destinada aos cães do espaço ocupado pela Cooperativa dos Trabalhadores Recicladores de Esteio (Cootre), pelo ambulatório veterinário e pelo escritório do Departamento de Bem-Estar Animal (BEA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA).


O alambrado demarca, também, o local destinado para o acolhimento de cavalos, com três baias doadas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


 Concluindo a programação, no sábado (11), o Castramóvel retornará às ruas para um mutirão de castrações de cães e gatos. O veículo estacionará na Rua Garibaldi (Rua Coberta), a partir das 10h, para realizar procedimentos agendados previamente pela Unidade de Bem-Estar Animal da SMDEMA.








Nenhum comentário:

Postar um comentário