sábado, 28 de novembro de 2020

Reivindicações dos Esteienses mudam a História na Dalva de Oliveira.

 



🗑♻️ Para tentar reduzir um dos principais problemas da Rua Dalva de Oliveira, tanto REIVINDICADO pelos ESTEIENSES, o descarte de forma irregular de lixo, entulhos e outros dejetos sobre a via ou no terreno em seu entorno, a Prefeitura de Esteio instalou, na terça-feira (24), cinco contêineres do Ecolegal na esquina da via do Parque Primavera com a Estrada do Boqueirão. 

Placas colocadas indicam quais tipos de materiais podem ser descartados, como galhos, madeiras e grama, rejeitos volumosos (móveis), resíduos da construção civil e até mesmo lixo doméstico, ainda que a região seja atendida pelo caminhão que faz o recolhimento desses detritos e, também, pela coleta seletiva. Um recuo foi construído especialmente para facilitar o descarte sem atrapalhar a circulação de veículos.

 Essa medida integra uma série de ações promovidas pela Prefeitura neste ano e que mudaram o aspecto da rua, utilizada como ponto de travessia entre o Jardim Planalto e o Parque Primavera, que, antes, não tinha canalização, pavimentação ou passeio público. As melhorias de infraestrutura no local foram viabilizadas após a Administração Municipal receber a doação da área ocupada pela rua, que, anteriormente, era propriedade privada.

A primeira medida foi a instalação de canos para escoamento da água pluvial, realizada entre maio e junho. Depois, foi feita a marcação da pista de circulação de veículos, com a colocação de meios-fios. Em agosto, foi concluído o asfaltamento e realizada a construção da calçada.

A Prefeitura de Esteio também disponibiliza papa-entulhos do Ecolegal em outros sete pontos da cidade (veja os endereços abaixo). Periodicamente, é feita a substituição dos contêineres cheios por outros vazios, dando o encaminhando correto aos materiais recolhidos.

✳ Restos de obras, madeiras, podas de árvores, móveis velhos, bateria de celular, pilhas em geral, óleo de cozinha usado e todos os recicláveis (metais, vidros, plásticos, papéis e eletrônicos, entre outros) podem ser descartados, de graça, no Ecoponto do Bairro Olímpica, localizado na Rua da Paz, próximo ao Cemitério 2 de Novembro (aberto de segunda-feira a sábado, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h). Restos de construção civil, podas de árvore e madeiras também podem ser descartados no Ecoponto do Novo Esteio, que fica na Rua Monteiro Lobato, próximo à esquina com a Av. Rio Branco (de segunda-feira a sábado, das 8h15min às 11h e das 13h às 17h).

✳ Somente pessoas físicas podem utilizar os serviços, restrito a 1 m³ por pessoa por mês (para comparação, é o volume equivalente a uma caixa d'água de 1 mil litros). No caso de empresas, de materiais que não são aceitos no Ecoponto ou no Ecolegal, ou para medidas maiores a 1 m³, será necessário fazer o descarte adequado de seus resíduos através de outros meios, contratando serviços particulares com, por exemplo, tele-entulho.

🚫📱 Descartar resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios particulares é crime e pode gerar multa. No caso de flagrantes de pessoas depositando material em área irregular, a denúncia pode ser feita para a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) pelo DisquEsteio (0800-541-0400) ou pelo telefone da Guarda Municipal (153).

 ♻️ Ecoponto

✅ Bairro Olímpica

Onde: Rua da Paz, próximo ao Cemitério 2 de Novembro
Atendimento: de segunda-feira a sábado, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h
O que pode ser descartado: Resíduos de construção civil, podas de árvores (galhos), madeiras, móveis velhos, bateria de celular, pilhas em geral, óleo de cozinha usado e recicláveis (metais, vidros, plásticos, papéis e eletrônicos, entre outros)

✅ Novo Esteio

Onde: Rua Monteiro Lobato, próximo à esquina com a Av. Rio Branco
Atendimento: de segunda-feira a sábado, das 8h15min às 11h e das 13h às 17h
O que pode ser descartado: Resíduos de construção civil, podas de árvores (galhos) e madeiras

 

♻️ Ecolegal

✅ Rua Dalva de Oliveira, esquina com a Estrada do Boqueirão

✅ Canteiro central da Avenida João Frainer, em frente ao número 1131 (próximo à esquina com a Avenida Garcia Lorca) – Santo Inácio

✅ Canteiro central da Avenida João Frainer, 103 - Santo Inácio

✅ Rua Rio Grande, rótula da Avenida Brasil

✅ Rua Alvício Nienow, esquina com a Rua Erico Verissimo

✅ Campo de futebol da Vila Cruzeiro

✅ Rua 8 de Março (campo de futebol)

✅ Campo de futebol do Ouro Verde (Vila Esperança) 







Nenhum comentário:

Postar um comentário